Sáb, 04 de Setembro de 2010 09:32 cnbb
O teólogo padre Angenor Brighenti abre o ciclo de conferências do 3º Congresso Vocacional, na manhã deste sábado, 4, fazendo uma análise do contexto sócio-cultural e eclesial em que se situam as vocações. O Congresso foi aberto ontem, 3, na Casa de Retiros Vila Kostka, em Itaici, município de Indaiatuba (SP).
Antes da conferência, houve missa presidida pelo arcebispo de Campinas (SP), dom Bruno Gamberini. Em sua homilia, dom Bruno lembrou o evangelho que aponta Jesus como o Senhor do Sábado e lamentou que o domingo já não seja respeitado como o Dia do Senhor. “Precisamos redescobrir o sentido do domingo como dia do descanso, dia de celebrar o Senhor”, disse o arcebispo.
Dom Bruno chamou a atenção também para a necessidade de uma sintonia do Congresso Vocacional com o objetivo geral da evangelização da Igreja no Brasil. “O objetivo geral da evangelização [da Igreja no Brasil] fala do encontro pessoal com Jesus Cristo”, recordou.
Para este 3º Congresso Vocacional, foram inscritas 395 pessoas. Há representantes de vários países da América Latina. O prefeito da Congregação para a Educação Católica, cardeal Zenon Grocholevwsky, enviou uma mensagem saudando os congressistas.
O Congresso segue até terça-feira, 7, quando deverá aprovar um documento final contendo o resultado das reflexões feitas nestes quatro dias.