Evangelho do domingo: seguir Jesus como discípulo

Por Dom Jesús Sanz Montes, ofm, arcebispo de Oviedo

Apresentamos a meditação escrita por Dom Jesús Sanz Montes, OFM, arcebispo de Oviedo, administrador apostólico de Huesca e Jaca, sobre o Evangelho deste domingo (Lucas 14,25-33), 23º do Tempo Comum.
* * *

O Evangelho diz que "grandes multidões acompanhavam Jesus". A passagem do Senhor, com seus milagres admiráveis, com seu ensinamento surpreendente, com sua pessoa fascinante, ia arrancando "seguidores", com toda a carga de entusiasmo e também de ambiguidade. Ele criticou a miragem de uma euforia massiva, porque a compreensão da sua Mensagem e a adesão à sua Vida não se medem por êxitos estatísticos, mas pela fidelidade do coração que é completamente transformado.

Sim, grandes multidões acompanhavam Jesus, mas nem todos pelo mesmo motivo. Assim, todo um leque de pretensões diante de Jesus: os curiosos que querem ficar por dentro de tudo o que acontece, os zeladores de toda ortodoxia tradicionalista, os proscritos de todos os grupos, os abastados e satisfeitos, os párias e empobrecidos… Ele se volta e diz: por que você me segue?

O seguimento cristão e eclesial de Jesus tem uns claros identificadores:

Seguir Jesus pospondo os afetos, inclusive os mais sagrados: pais, esposos, filhos, nós mesmos. "Post-poner" significa precisamente "colocar depois". Não reprimir, nem sufocar, nem ignorar, mas situá-los depois de Jesus; vivê-los n’Ele e a partir d’Ele. Tudo o que é amável na vida, temos de colocar no Amor que o Senhor é e que nos revelou. Diante de Jesus Cristo, absolutamente todo o resto será sempre menos importante.

Seguir Jesus renunciando a todos os bens, porque ninguém pode servir a dois senhores com um coração partido e dividido; onde está o tesouro de uma pessoa, lá é onde ela coloca seu coração. Inclusive neste nível meramente humano e administrativo dos nossos assuntos, a primazia de Deus nos humaniza, evita que facilmente sejamos vítimas, cúmplices ou gestores de tanta corrupção campeante.

E por último, seguir Jesus em seu próprio caminho, inclusive ir com Ele até a cruz. Ser cirineus não é seguir um ausente ou um inexistente, arrastando de forma masoquista todas as nossas dores e pesares ou os dos outros. Ser cirineus é caminhar com Alguém que é ao mesmo tempo caminho e caminhante. Com todas as consequências, até o final.

Quem se aventura a seguir Jesus, aceitando sua companhia de Mestre e Senhor, comprovará que a vida não se torna sombria e pesada depois de tanta "post-posição", mas, pelo contrário, terá uma alegria que ninguém poderá roubar. Seguir Jesus perdendo tudo é a apaixonante e paradoxal forma de encontrar tudo, porque Jesus não é um rival, a não ser daquilo que perverte, idolatra e desumaniza o coração. Seguimos um Deus vivo que ama a vida e nos ensina a vivê-la.
 

ZENIT,  03/08/2010

Suas opções de privacidade

Neste painel, você pode expressar algumas preferências relacionadas ao processamento de suas informações pessoais.

Você pode revisar e alterar as escolhas feitas a qualquer momento, basta voltar a neste painel através do link fornecido.

Para negar seu consentimento para as atividades específicas de processamento descritas abaixo, mude os comandos para desativar ou use o botão “Rejeitar todos” e confirme que você deseja salvar suas escolhas.

Suas preferências de consentimento para tecnologias de rastreamento

As opções fornecidas nesta seção permitem que você personalize suas preferências de consentimento para qualquer tecnologia de rastreamento utilizada para as finalidades descritas abaixo. Lembre-se de que negar consentimento para uma determinada finalidade pode tornar as funcionalidades relacionadas indisponíveis.

Necessários / Técnicos
Estes rastreadores são usados para atividades que são estritamente necessárias para operar ou prestar o serviço que você solicitou e, assim, não precisam de sua permissão.

Funcionalidade
Estes rastreadores permitem interações e funcionalidades básicas que permitem que você acesse recursos selecionados de nossos serviços e facilite sua comunicação conosco.

Experiência
Estes rastreadores nos ajudam a melhorar a qualidade de sua experiência de usuário e permitem interações com conteúdo externo, redes e plataformas.

Medição
Estes rastreadores nos ajudam a mensurar o tráfego e analisar seu comportamento, a fim de melhorar nosso serviço.