Dom Rafael Biernaski
Bispo eleito de Blumenau
Queridos Irmãos e Irmãs da grande família católica Diocesana de Blumenau! No dia 24 de junho, o Administrador Apostólico, Dom João Francisco Salm, anunciando o novo Bispo, comunicou a essa Diocese, a decisão do Santo Padre o Papa Francisco. Foi uma data importante no projeto de Deus e para a história desta Igreja particular. Feliz foi a coincidência da publicação com a data do aniversário de 15 anos da criação da Diocese.
Poucos dias antes, recebi o comunicado da minha nomeação e o pedido do meu assentimento. A resposta escrita ao Papa Francisco foi: “com tremor e temor, mas, em espírito de profunda fé e obediência, aceito a nomeação como Bispo da vacante Diocese de Blumenau. Acolho tal encargo envolvido pelo mistério de amor e misericórdia de Deus. A minha vida pertence a Deus e quero perdê-la inteiramente a serviço do Evangelho, onde a Igreja me chama e me envia. Apesar do desafio da chamada e da nova missão, me coloco totalmente na confiança em Deus e sob a proteção da Bem Aventurada Virgem Maria, para cumprir do melhor modo o ministério episcopal ao qual Vossa Santidade me chamou com tanta benevolência”.
Caríssimos, com o lema “Enviou- me para Evangelizar”, inspirado no apóstolo Paulo, paradigma do evangelizador, Padroeiro da Diocese, quero levar todos a centrar a vida em Cristo, do qual somos seguidores e apóstolos-missionários.
A Diocese de Blumenau é importante e a grande causa da Igreja, a evangelização, nos dias atuais depara-se com desafios. É por isso que precisamos muito um do outro. Não nos será possível a fidelidade à missão sem disposições a criativas experiências de unidade e comunhão. Será o melhor caminho para dizer a nós mesmos que somos uma Igreja discípula. Agradeço o Administrador Apostólico, Dom João Francisco Salm, pela incansável dedicação por essa Diocese em seu tempo de vacância.
Desde já estou rezando por cada um e envio uma especial bênção aos sacerdotes, autoridades, diáconos, seminaristas, religiosos (as) consagrados (as), e a todo o povo de Deus.