A família é o mais precioso elemento na vida das pessoas, diz coordenador da Pastoral Familiar de Blumenau

Entre os dias 08 e 15 de agosto será celebrada, em todo o Brasil, a Semana Nacional da Família, que terá como tema central "Família, formadora dos valores humanos e cristãos". Em comunhão com a Igreja, o diácono João Francisco Zimmermann, coordenador da Pastoral da Família da diocese de Blumenau, em Santa Catarina, faz uma reflexão sobre a importância dessa semana, que conclama a todos para uma intensa jornada de evangelização, e como a diocese catarinense irá vivê-la.

Lembrando o surgimento dessa iniciativa, o diácono diz que a Semana Nacional da Família teve início na década de 90, sob o incentivo e a coordenação do Setor Família e Vida da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), e que hoje se tornou uma realidade viva em todo o país. "Com o objetivo de defender e promover a vida e a família, a cada ano as pastorais e as comunidades são apresentadas a um tema central, que reflete os anseios, dificuldades e ameaças que agridem nossas famílias".

Para Zimmermann, as famílias estão pedindo socorro, e por isso se faz urgente a necessidade de uma grande mobilização, no sentido de refletir, redescobrir e promo¬ver os verdadeiros valores e a dignidade da família. E, segundo o diácono, é com esse propósito que a Semana desse ano abordará os seguintes sub-temas: as relações e os valores familiares segundo a Bíblia; valores a descobrir e redescobrir na família; família e virtudes sociais; a paróquia, como organismo que ajuda a família na formação de valores; a família e a sexualidade; a família e os meios de comunicação social; aspectos econômicos da família que forma; e, escola: um dos organismos que ajuda a família a transmitir valores.

"Nesta ocasião de preparação para a Semana Nacional da Família se faz ainda mais urgente a necessidade de se formar um grande mutirão de Evangelização para salvar as famílias. Isto porque a família não é apenas a mais antiga instituição humana criada por Deus, mas também o mais pre¬cioso elemento existente na vida das pes¬soas que a possuem, tornando-se a maior perda para aqueles que dela ficaram priva¬dos", ressalta.

O diácono ainda explica que são muitos os desafios e os objetivos da Igreja ao criar e promover a Semana Nacio¬nal da Família, e um deles é o de mobilizar toda a sociedade, de modo particular nos¬sas paróquias e comunidades, para que to¬das as forças vivas da Igreja sejam reunidas neste momento de desafio e reflexão. "Desta forma, é necessário que pasto¬rais, movimentos familiares e associações promovam uma grande jornada de evan¬gelização, capaz de suscitar novos hori¬zontes, novas luzes e esperanças", salienta.

"Que possamos reconduzir nossas famílias à vivência cristã autêntica, a um encontro pessoal com Cristo, a uma caminhada de conversão em busca da santificação pes¬soal e familiar. Que durante essa semana, movimentos e serviços, escolas, organizações e secretarias familiares possam dar sua contribuição e seu testemunho de Igreja e de unidade, visando à felicidade e ao bem comum das famílias", conclui.

Fonte: Gaudium Press 

Suas opções de privacidade

Neste painel, você pode expressar algumas preferências relacionadas ao processamento de suas informações pessoais.

Você pode revisar e alterar as escolhas feitas a qualquer momento, basta voltar a neste painel através do link fornecido.

Para negar seu consentimento para as atividades específicas de processamento descritas abaixo, mude os comandos para desativar ou use o botão “Rejeitar todos” e confirme que você deseja salvar suas escolhas.

Suas preferências de consentimento para tecnologias de rastreamento

As opções fornecidas nesta seção permitem que você personalize suas preferências de consentimento para qualquer tecnologia de rastreamento utilizada para as finalidades descritas abaixo. Lembre-se de que negar consentimento para uma determinada finalidade pode tornar as funcionalidades relacionadas indisponíveis.

Necessários / Técnicos
Estes rastreadores são usados para atividades que são estritamente necessárias para operar ou prestar o serviço que você solicitou e, assim, não precisam de sua permissão.

Funcionalidade
Estes rastreadores permitem interações e funcionalidades básicas que permitem que você acesse recursos selecionados de nossos serviços e facilite sua comunicação conosco.

Experiência
Estes rastreadores nos ajudam a melhorar a qualidade de sua experiência de usuário e permitem interações com conteúdo externo, redes e plataformas.

Medição
Estes rastreadores nos ajudam a mensurar o tráfego e analisar seu comportamento, a fim de melhorar nosso serviço.