«Tomai sobre vós o Meu jugo» – Santa Teresa do Menino Jesus, carmelita, Doutora da Igreja

Leituras Bíblicas

“Senhor, a quemiremos? Tu tens palavras de vida eterna” (Jo 6,68)!

Dia 15 de julho de 2010

 Quinta-feira da 15ª semana do Tempo Comum

 

A Igreja celebra hoje: São Boaventura (1218-1274) – Leia sua vida clicando: http://www.paulinas.org.br/diafeliz/santo.aspx?Dia=15&Mes=7

Livro de Isaías 26,7-9.12.16-19:

O caminho do justo é reto; é o Senhor quem prepara o caminho do justo.
Seguindo os caminhos dos teus desejos, Senhor, esperamos em ti. E com que ansiedade pronunciamos o teu nome e nos lembramos de ti!
A minha alma suspira por ti de noite, e do mais profundo do meu espírito, eu te procuro pela manhã, porque quando exerces sobre a terra os teus julgamentos, os habitantes do mundo aprendem a justiça.
Senhor, dá-nos a paz, porque és Tu que realizas todos os nossos empreendimentos.
Senhor, na tribulação, nós recorríamos a ti, quando a força do teu castigo nos abatia.
Como a mulher grávida, prestes a dar à luz, se torce e grita nas suas dores, assim éramos nós na tua presença, Senhor.
Nós concebemos, sofremos dores de parto, e o que demos à luz foi vento. Não demos a salvação ao nosso país, nem nasceram novos habitantes na terra.
Os teus mortos reviverão, os seus cadáveres ressuscitarão. Despertai e rejubilai vós que jazeis no sepulcro! Pois o teu orvalho é um orvalho de luz, que fará renascer os que não passavam de sombras.

Livro de Salmos 102(101),13-14.15.16-18.19-21:

Tu, porém, Senhor, permaneces para sempre e o teu nome será lembrado por todas as gerações.
Levanta-te, tem piedade de Sião; já é tempo de lhe perdoares.
Os teus servos amam as suas pedras, sentem pena das suas ruínas.
Os povos honrarão, Senhor, o teu nome, e todos os reis da terra, a tua majestade.
Quando o Senhor reconstruir Sião e manifestar a sua glória,
há de voltar-se para a oração do indigente e não desprezará as suas súplicas.
Escrevam-se estas coisas para as gerações futuras, e os que hão de nascer louvarão o Senhor.
O Senhor observa do alto do seu santuário; lá do céu, Ele olha para a terra,
para escutar os gemidos dos cativos e livrar os condenados à morte.

Evangelho segundo S. Mateus 11,28-30:

«Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, que Eu hei de aliviar-vos.
Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração e encontrareis descanso para o vosso espírito.
Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.»

Comentário ao Evangelho do dia feito por
Santa Teresa do Menino Jesus (1873-1897), carmelita, Doutora da Igreja
Oração para alcançar a humildade, Oração nº 20

«Tomai sobre vós o Meu jugo»

Oh Jesus, quando fostes viajante neste mundo, dissestes: aprendei de Mim, que «sou manso e humilde de coração e encontrareis descanso para o vosso espírito». Oh poderoso monarca dos céus, sim, a minha alma encontra descanso ao ver-Vos, revestido com a forma e a natureza do escravo (Fl 2,7), abaixar-Vos a ponto de lavardes os pés aos apóstolos. Recordo-me então das palavras que proferistes para me ensinar a praticar a humildade: «Dei-vos o exemplo, para que façais como Eu fiz. Se compreenderdes isto, sereis felizes se o praticardes» (Jo 13,15-17). Compreendo-as, Senhor, estas palavras saídas do Vosso coração manso e humilde, e desejo praticá-las, com o auxílio da Vossa graça.

Desejo abaixar-me humildemente e submeter a minha vontade à das minhas irmãs, em nada as contrariando, sem verificar se têm o direito de mandar em mim. Ninguém tinha o direito de mandar em Vós, meu Bem-Amado, e contudo Vós obedecestes, não apenas à Santíssima Virgem e a São José, mas também aos Vossos carrascos. Agora, é na hóstia que Vos vejo assumir o cúmulo do Vosso aniquilamento. Que humildade a Vossa, oh Divino Rei da Glória! […] Oh meu Bem-Amado, sob o véu da branca hóstia, que manso e humilde de coração Vos mostrais! […] Oh Jesus, manso e humilde de coração, tornai o meu coração semelhante ao Vosso!

 

 

 

Suas opções de privacidade

Neste painel, você pode expressar algumas preferências relacionadas ao processamento de suas informações pessoais.

Você pode revisar e alterar as escolhas feitas a qualquer momento, basta voltar a neste painel através do link fornecido.

Para negar seu consentimento para as atividades específicas de processamento descritas abaixo, mude os comandos para desativar ou use o botão “Rejeitar todos” e confirme que você deseja salvar suas escolhas.

Suas preferências de consentimento para tecnologias de rastreamento

As opções fornecidas nesta seção permitem que você personalize suas preferências de consentimento para qualquer tecnologia de rastreamento utilizada para as finalidades descritas abaixo. Lembre-se de que negar consentimento para uma determinada finalidade pode tornar as funcionalidades relacionadas indisponíveis.

Necessários / Técnicos
Estes rastreadores são usados para atividades que são estritamente necessárias para operar ou prestar o serviço que você solicitou e, assim, não precisam de sua permissão.

Funcionalidade
Estes rastreadores permitem interações e funcionalidades básicas que permitem que você acesse recursos selecionados de nossos serviços e facilite sua comunicação conosco.

Experiência
Estes rastreadores nos ajudam a melhorar a qualidade de sua experiência de usuário e permitem interações com conteúdo externo, redes e plataformas.

Medição
Estes rastreadores nos ajudam a mensurar o tráfego e analisar seu comportamento, a fim de melhorar nosso serviço.