De Jerusalém, histórico chamado à unidade dos cristãos

Nos materiais para a Semana de Oração de 2011

CIDADE DO VATICANO, quarta-feira, 14 de julho de 2010 (ZENIT.org) – De Jerusalém, cristãos de diferentes confissões lançam um apelo à unidade plena, na forma de orações que se elevarão na Semana pela Unidade dos Cristãos de 2011.
Nessa ocasião, cristãos da Terra Santa redigiram a base dos textos para esse octavário distribuído entre os mais de dois milhões de cristãos pelo Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos e o Conselho Mundial das Igrejas.

O tema para este ano é a frase bíblica tomada dos Atos dos Apóstolos (Cf. 2, 42) “Unidos no ensinamento dos apóstolos, na comunhão fraterna, na fração do pão e nas orações".

As orações que se rezarão nesta semana, que em particular no hemisfério norte se celebra de 18 a 25 de janeiro, segundo as datas propostas em 1908, foram propostas por representantes cristãos de Jerusalém que se reuniram no mosteiro São Cristóvão, de Saydnaya, na Síria.

Entre os que colaboraram na redação, encontram-se Sua Beatitude Michel Sabbah, patriarca latino emérito de Jerusalém; Sua Graça Munib Younan, bispo da Igreja evangélica luterana na Jordânia e na Terra Santa; o reverendo Naim Ateek, da Igreja episcopal de Jerusalém e Oriente Médio; o padre Frans Bouwen, da Igreja Católica (romana); o padre Alexander, do Patriarcado greco-ortodoxo de Jerusalém; o padre Jamal Khader, da Universidade de Belém.

“Este ano, o chamado à unidade, para as Igrejas do mundo inteiro, vem de Jerusalém, a Igreja mãe”, afirma o documento de apresentação da Semana.

“Conscientes de suas próprias divisões e de sua própria necessidade de fazer mais pela unidade do corpo de Cristo, as Igrejas em Jerusalém fazem um apelo a todos cristãos para a redescoberta conjunta dos valores que mantinham unida a comunidade primitiva em Jerusalém, quando os cristãos se uniam no ensinamento dos apóstolos, na comunhão fraterna, no partir do pão e nas orações.”

“Esse é o desafio que está diante de nós. Os cristãos de Jerusalém convocam seus irmãos e irmãs para fazer desta Semana de Oração uma ocasião de renovar o compromisso de trabalho por um genuíno ecumenismo, enraizado na experiência da Igreja dos primórdios”, afirma o documento.

Diz ainda o texto: “os cristãos de Jerusalém convidam suas irmãs e irmãos do mundo inteiro a se unir a eles em oração enquanto trabalham pela justiça, paz e prosperidade para todos os povos da terra”.

Os materiais para a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos podem-se encontrar no website do Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos.

Cf.: http://www.vatican.va/roman_curia/pontifical_councils/chrstuni/weeks-prayer-doc/rc_pc_chrstuni_doc_20100526_week-prayer-2011_po.html

 

Suas opções de privacidade

Neste painel, você pode expressar algumas preferências relacionadas ao processamento de suas informações pessoais.

Você pode revisar e alterar as escolhas feitas a qualquer momento, basta voltar a neste painel através do link fornecido.

Para negar seu consentimento para as atividades específicas de processamento descritas abaixo, mude os comandos para desativar ou use o botão “Rejeitar todos” e confirme que você deseja salvar suas escolhas.

Suas preferências de consentimento para tecnologias de rastreamento

As opções fornecidas nesta seção permitem que você personalize suas preferências de consentimento para qualquer tecnologia de rastreamento utilizada para as finalidades descritas abaixo. Lembre-se de que negar consentimento para uma determinada finalidade pode tornar as funcionalidades relacionadas indisponíveis.

Necessários / Técnicos
Estes rastreadores são usados para atividades que são estritamente necessárias para operar ou prestar o serviço que você solicitou e, assim, não precisam de sua permissão.

Funcionalidade
Estes rastreadores permitem interações e funcionalidades básicas que permitem que você acesse recursos selecionados de nossos serviços e facilite sua comunicação conosco.

Experiência
Estes rastreadores nos ajudam a melhorar a qualidade de sua experiência de usuário e permitem interações com conteúdo externo, redes e plataformas.

Medição
Estes rastreadores nos ajudam a mensurar o tráfego e analisar seu comportamento, a fim de melhorar nosso serviço.