«O vento cessou e fez-se grande bonança» – Santo Agostinho (354-430) bispo de Hipona (norte de África), doutor da Igreja Sermão 63

Sábado da 3ª Semana Do Tempo Comum
30 de Janeiro de 2021
Cor: Verde

Evangelho – Mc 4,35-41
Quem é este a quem até o vento e o mar obedecem?

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos 4,35-41:

35 Naquele dia, ao cair da tarde,
Jesus disse a seus discípulos:
‘Vamos para a outra margem!’
36 Eles despediram a multidão e levaram Jesus consigo,
assim como estava na barca.
Havia ainda outras barcas com ele.
37 Começou a soprar uma ventania muito forte
e as ondas se lançavam dentro da barca,
de modo que a barca já começava a se encher.
38 Jesus estava na parte de trás,
dormindo sobre um travesseiro.
Os discípulos o acordaram e disseram:
‘Mestre, estamos perecendo e tu não te importas?’
39 Ele se levantou e ordenou ao vento e ao mar:
‘Silêncio! Cala-te!’
O ventou cessou e houve uma grande calmaria.
40 Então Jesus perguntou aos discípulos:
‘Por que sois tão medrosos?
Ainda não tendes fé?’
41 Eles sentiram um grande medo e diziam uns aos outros:
‘Quem é este, a quem até o vento e o mar obedecem?’
Palavra da Salvação.

 

Comentário do dia 

Santo Agostinho (354-430)
bispo de Hipona (norte de África), doutor da Igreja
Sermão 63

«O vento cessou e fez-se grande bonança»

 

O teu coração é perturbado pelas vagas; a injúria suscitou em ti o desejo de vingança. Vingaste-te […] e naufragaste. Porquê? Porque Cristo adormeceu em ti, porque te esqueceste de Cristo. Recorda-te dele, e Ele despertará em ti […] Esqueceste-te do que Ele disse na cruz: «Perdoa-lhes, Pai, porque não sabem o que fazem» (Lc 23,34). O que adormeceu no teu coração recusou vingar-Se. Desperta e lembra-te dele. A sua memória é a sua palavra, são os seus mandamentos.

E, quando despertares Cristo em ti, dirás: «Quem sou eu para querer vingar-me? […] Aquele que disse: “Dai e dar-se-vos-á; perdoai e sereis perdoados” (Lc 6,37) não me acolherá. Reprimirei, pois, a cólera e o meu coração encontrará de novo o repouso». Cristo ordenou ao mar que se acalmasse e ele acalmou-se. […] Desperta Cristo, deixa-O falar-te. «Quem é este homem, que até o vento e o mar Lhe obedecem?». Quem é este, a quem o mar obedece? «Dele é o mar, foi Ele quem o criou» (Sl 94,5), e «tudo começou a existir por meio dele» (Jo 1,3).

Imita os ventos e o mar: obedece ao Criador. O mar ouviu a ordem de Cristo, e tu vais continuar surdo? O mar obedece, o vento acalma-se, vais tu continuar a opor-te? […] Falar, agir, urdir maquinações é objetar e recusar o mandamento de Cristo. Quando o teu coração for abalado, não o deixes submergir pelas ondas. No entanto, se o vento nos derruba – porque somos apenas homens – e agita as paixões más do nosso coração, não desesperemos. Acordemos Cristo, prossigamos a nossa viagem sobre um mar apaziguado e chegaremos à pátria.

Com o Papa e toda a Igreja, neste mês de janeiro, rezemos na seguinte intenção:
Intenção pela evangelização – A fraternidade humana
Rezemos para que o Senhor nos dê a graça de viver em plena fraternidade com os irmãos e irmãs de outras religiões, rezando uns pelos outros, abertos a todos.

 

Suas opções de privacidade

Neste painel, você pode expressar algumas preferências relacionadas ao processamento de suas informações pessoais.

Você pode revisar e alterar as escolhas feitas a qualquer momento, basta voltar a neste painel através do link fornecido.

Para negar seu consentimento para as atividades específicas de processamento descritas abaixo, mude os comandos para desativar ou use o botão “Rejeitar todos” e confirme que você deseja salvar suas escolhas.

Suas preferências de consentimento para tecnologias de rastreamento

As opções fornecidas nesta seção permitem que você personalize suas preferências de consentimento para qualquer tecnologia de rastreamento utilizada para as finalidades descritas abaixo. Lembre-se de que negar consentimento para uma determinada finalidade pode tornar as funcionalidades relacionadas indisponíveis.

Necessários / Técnicos
Estes rastreadores são usados para atividades que são estritamente necessárias para operar ou prestar o serviço que você solicitou e, assim, não precisam de sua permissão.

Funcionalidade
Estes rastreadores permitem interações e funcionalidades básicas que permitem que você acesse recursos selecionados de nossos serviços e facilite sua comunicação conosco.

Experiência
Estes rastreadores nos ajudam a melhorar a qualidade de sua experiência de usuário e permitem interações com conteúdo externo, redes e plataformas.

Medição
Estes rastreadores nos ajudam a mensurar o tráfego e analisar seu comportamento, a fim de melhorar nosso serviço.