No dia 17 de abril a Igreja no mundo inteiro celebra o 53º Dia Mundial de Oração pelas Vocações, instituído pelo para Paulo VI em 1964. De fato, a oração pelas vocações é como que uma constante prece da Igreja por si mesma, dado que todos os cristãos são chamados a uma vocação específica, que deve ser discernida e realizada na vida de cada um.
Todo ano, o papa publica uma mensagem especial para este dia. A mensagem deste ano chama-se “A Igreja, mãe de vocações”. O Papa Francisco chama a atenção para o fato de todos sermos chamados pela misericórdia de Deus, tema especial neste ano jubilar. “A ação misericordiosa do Senhor perdoa os nossos pecados e abre-nos a uma vida nova que se concretiza na chamada ao discipulado e à missão. […] A conversão e a vocação são como que duas faces da mesma medalha, interdependentes continuamente em toda a vida do discípulo missionário.”
O chamado de Deus ocorre por meio da comunidade cristã. Em primeiro lugar, a vocação nasce na Igreja: não existe vocação para um movimento específico, mas para o mundo. É na vivência comunitária, aprendendo a amar os irmãos e irmãs, que o vocacionado cresce em comunhão. Segundo, a vocação cresce na Igreja, porque ali se conhece a comunidade eclesial sem os preconceitos que limitam a visão. Terceiro, a vocação é sustentada pela Igreja: uma vez assumido o compromisso, a vida torna-se um constante serviço.
Uma importância fundamental, diz o papa, possuem os presbíteros, porta e bom pastor das ovelhas (Jo 10,7.11), porque acompanham os vocacionados e orientam àqueles que já descobriram sua vocação.
Todos os fiéis, no entanto, devem se conscientizar de que a vocação é algo essencial que dinamiza a vida da Igreja. A exemplo de Maria, acolhe o dom do Espírito Santo, sendo Igreja-Mãe que reza pela vocação de seus filhos e os acompanha em sua caminhada pessoal de discernimento. Enfim, Francisco termina rogando que todo vocacionado realize uma adesão à Igreja, e que o Espírito Santo reforce em todos a comunhão, o discernimento e a paternidade ou maternidade espiritual.
Oração Vocacional
Com a qual o Papa Francisco encerra a Mensagem para o 53º Dia Mundial de Oração pelas Vocações
Pai de misericórdia, que destes o vosso Filho pela nossa salvação e sempre nos sustentais com os dons do vosso Espírito, concedei-nos comunidades cristãs vivas, fervorosas e felizes, que sejam fontes de vida fraterna e suscitem nos jovens o desejo de se consagrarem a Vós e à evangelização. Sustentai-as no seu compromisso de propor uma adequada catequese vocacional e caminhos de especial consagração. Dai sabedoria para o necessário discernimento vocacional, de modo que, em tudo, resplandeça a grandeza do vosso amor misericordioso. Maria, Mãe e educadora de Jesus, interceda por cada comunidade cristã, para que, tornada fecunda pelo Espírito Santo, seja fonte de vocações autênticas para o serviço do povo santo.
Fonte: Jornal da Diocese / Abril, 2016