Desde o jardim de infância Sylvio Aurélio Schmitt sabia que queria ser médico. Em 1958 o desejo concretizou-se. Há 52 anos formou-se pela Faculdade Nacional de Medicina da Praia Vermelha, no Rio de Janeiro, e nestas mais de cinco décadas nunca deixou de se dedicar à medicina. São 50 anos devotados somente ao Hospital Santa Isabel, onde fundou o Serviço de Urologia.
Esta história de meio século tem mais um personagem. É Elisiário Pereira Filho, médico formado na Universidade Federal do Paraná, também em 1958, especializado em Ginecologia e Obstetrícia no Hospital dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro. É o fundador do Serviço de Obstetrícia e Ginecologia e do Centro de Estudos do Hospital Santa Isabel.
Sylvio e Elisiário são conterrâneos e pioneiros. Ambos têm familiares em Itajaí, mas foram longe para seguir a vocação médica. Retornaram para construir a história da medicina no Vale do Itajaí. Sylvio como o primeiro urologista e Elisiário como o primeiro obstetra de Blumenau e da região do Vale do Itajaí.
“Na época faltavam faculdades para formar mais médicos. Não se conseguia estudar medicina em Santa Catarina. Era preciso sair do Estado”, recorda Sylvio. O médico viveu os anos dourados do Rio de Janeiro. Quando o presidente Juscelino Kubitschek transferiu a capital do País para Brasília, decidiu que se fosse para morar no interior, a melhor escolha seria Blumenau. “Blumenau era um bom centro médico para começar”, afirma.
O médico urologista lembra que em 1960, ano em que ele e o ginecologista Elisiário tornaram-se integrantes do Corpo Clínico do Hospital Santa Isabel, a instituição de saúde era a principal do estado de Santa Catarina.
Pelos 50 anos do exercício da medicina no Santa Isabel os médicos Sylvio Aurélio Schmitt e Elisiário Pereira Filho foram homenageados pela Direção do Hospital na quinta-feira, 30 de setembro. Às 19 horas houve a Missa de Ação de Graças na Capela do Hospital, celebrada pelo Bispo Dom José Negri, com a participação do Coral Santa Cecília. Após a missa ocorreu o Descerramento da Placa Comemorativa na Recepção do Hospital.
Texto: Assessoria de Comunicação do Hospital santa Isabel
Veja imagens do evento (cedidas pela Assessoria de Comunicação do Hospital Santa Isabel): http://diocesedeblumenau.org.br/detalhe_01200.php?cod_select=194