4º Passo da Sobriedade ARREPENDER-SE: Senhor, na dor do meu sofrimento encontro a Tua compaixão.

Palavra: Eclo 17,19-21:

19. “A quem se arrepende, Ele oferece o retorno, e reconforta os que perderam a esperança. Converter-se e louvar a Deus.
20. Converta-se ao Senhor e abandone o pecado. Suplique diante dele e reduza a ofensa que você lhe fez.
21. Volte para o Altíssimo, vire as costas para a injustiça e deteste profundamente aquilo que Ele abomina.”

Deus acompanha a tudo, desde as pequenas coisas até as grandes catástrofes; desde a necessidade daquele que precisa da esmola até a caridade daquele que a dá. Como Aquele que a tudo principia, Ele conhece a nossa história, conhece o nosso caminho, as nossas habilidades e as nossas imperfeições. Sabe das práticas nocivas que praticamos com os outros e conosco mesmos. Até mesmo em nosso pensamento Ele nos acompanha, porque é soberano e a tudo rege.

Fazemos parte de Sua criação e em Seu amor nos deu a liberdade para amá-Lo, para compreender as coisas do Alto, para louvar e adorá-Lo pelo presente da existência, tendo ao nosso redor tantas maravilhas testemunhando a Sua presença. Contudo, herdamos a maldade e a pequenez. Ao invés de nos deixarmos envolver pela alegria de ter em mãos a opção de fazer escolhas, vamos nos apropriando dessa liberdade para definhar a vida, para danificar o nosso espírito, para sujar e rebaixar a nossa condição de filhos.

E essa liberdade vai nos aprisionando, nos enclausurando em armadilhas que a nossa própria pequenez vai tecendo. Vamos sendo sufocados pela nossa miséria. A essa alturas queremos ser socorridos, pois já não aguentamos mais o cárcere do vício, a opressão das mágoas, o peso do estresse e da depressão. E a gente se esquece de que Deus está ali, ao nosso lado, acompanhando o nosso processo de degradação, esperando por uma palavra para nos acolher em Seus braços e nos reconfortar. Mas qual será a palavra que nos tiraria de todo esse sofrimento, que nos desacorrentaria dessas prisões interiores?

Incrivelmente, até a palavra a gente pode escolher, contanto que ela tenha um sentido verdadeiro, de conversão, de desejo profundo, de recuperação: PERDOA-ME!; SALVA-ME!; CURA-ME!; ACOLHE-ME! REGENERA-ME! ABSOLVE-ME! RESTAURA-ME! PROTEGE-ME! AMPARA-ME!; ACEITA-ME!; RESGUARDA-ME!; SUSTENTA-ME! É necessário compreender que mais importante que a palavra é o sentido que ela traz. É isso mesmo que queremos? E o que estamos fazendo para alcançar o que precisamos, ao menos estamos olhando para o lado? Estamos concebendo a presença de Deus em nossa vida ou negamos cada chamado, cada aviso, cada convite que nos é proposto?

Se queremos uma coisa, dizemos outra e fazemos outra completamente diferente daquela que queremos e dizemos; é melhor que paremos e reajustemos o relógio da nossa vida ou não vamos nunca alcançar nossa paz e harmonia. Nosso Pai tem um grande relógio e Ele detém o tempo e a hora de acontecer todas as coisas. Nós somos os seus ponteiros. Então não adianta querer dominar à nossa própria revelia conduzindo por conta própria as nossas direções, ou vamos comprometer também as engrenagens, ou seja, as Suas obras e principalmente o nosso semelhante. Assim, tardaremos o nosso encontro. Jesus vem nos libertar, vem nos dizer que basta que façamos a nossa parte e deixemos que Deus conduza o restante. Não percamos tempo com tantos erros ou vamos enferrujar o espírito. Prestemos mais atenção às coisas que acontecem ao nosso redor e reconheçamos o chamado do Pai ao compromisso de amor.

Ouça também o Programa de Rádio “Sobriedade em Cristo” que vai ao ar pela Rádio Arca da Aliança – AM 1260 (todas as segundas-feiras, as 12:30h)
http://www.radios.com.br/aovivo/Radio-Arca-da-Alianca-1260-AM/18403

Acesse o nosso face – Sobriedade Blumenau
https://www.facebook.com/sobriedade.sobriedade

Malena Andrade e Silva – Psicóloga assessora da Pastoral da Sobriedade na Diocese de Blumenau

 

 

 

Suas opções de privacidade

Neste painel, você pode expressar algumas preferências relacionadas ao processamento de suas informações pessoais.

Você pode revisar e alterar as escolhas feitas a qualquer momento, basta voltar a neste painel através do link fornecido.

Para negar seu consentimento para as atividades específicas de processamento descritas abaixo, mude os comandos para desativar ou use o botão “Rejeitar todos” e confirme que você deseja salvar suas escolhas.

Suas preferências de consentimento para tecnologias de rastreamento

As opções fornecidas nesta seção permitem que você personalize suas preferências de consentimento para qualquer tecnologia de rastreamento utilizada para as finalidades descritas abaixo. Lembre-se de que negar consentimento para uma determinada finalidade pode tornar as funcionalidades relacionadas indisponíveis.

Necessários / Técnicos
Estes rastreadores são usados para atividades que são estritamente necessárias para operar ou prestar o serviço que você solicitou e, assim, não precisam de sua permissão.

Funcionalidade
Estes rastreadores permitem interações e funcionalidades básicas que permitem que você acesse recursos selecionados de nossos serviços e facilite sua comunicação conosco.

Experiência
Estes rastreadores nos ajudam a melhorar a qualidade de sua experiência de usuário e permitem interações com conteúdo externo, redes e plataformas.

Medição
Estes rastreadores nos ajudam a mensurar o tráfego e analisar seu comportamento, a fim de melhorar nosso serviço.