3º Passo da Sobriedade ENTREGAR: Senhor, acolhe-me em Teus braços, pois a provação me enfraquece e atormenta o meu ser.

Palavra: Eclo 2,1-12:

1. “Meu filho, se entrares para o serviço de Deus, permanece firme na justiça e no temor, e prepara a tua alma para a provação;
2. humilha teu coração, espera com paciência, dá ouvidos e acolhe as palavras com sabedoria; não te perturbes no tempo da infelicidade,
3. sofre as demoras de Deus; dedica-te a Deus, espera com paciência, a fim de que no derradeiro momento tua vida se enriqueça.
4. Aceita tudo o que te acontecer. Na dor, permanece firme; na humilhação, tem paciência.
5. Pois é pelo fogo que se experimentam o ouro e a prata, e os homens agradáveis a Deus, pelo caminho da humilhação.
6. Põe tua confiança em Deus e Ele te salvará; orienta bem o teu caminho e espera Nele. Conserva o temor Dele até na velhice.
7. Vós, que temeis o Senhor, esperai em Sua misericórdia, não vos afasteis Dele, para que não caiais;
8. vós que temeis o Senhor, tende confiança Nele, a fim de que não se desvaneça vossa recompensa.
9. Vós, que temeis o Senhor, esperai Nele; sua misericórdia vos será fonte de alegria.
10. Vós, que temeis o Senhor, amai-o, e vossos corações se encherão de luz.
11. Considerai, meus filhos, as gerações humanas: sabei que nenhum daqueles que confiavam no Senhor foi confundido.
12. Pois quem foi abandonado após ter perseverado em Seus mandamentos? Quem é aquele cuja oração foi desprezada?”

Esta Leitura nos convida a desafiarmos a nossa própria vida em nome da opção que hoje fazemos. Buscamos a esperança de uma vida melhor para nós e para nossa família, e por esta razão chegamos até aqui. Através das orações em grupo, pela força que passamos a vivenciar, sentindo que todos estão a nossa volta rezando por uma só causa, vamos fortalecendo o nosso espírito e nos tornando também um continuador desta oração. Somos chamados à mudança pessoal primeiramente, pois se queremos mudar as coisas ao nosso redor temos que começar a dar o primeiro passo.

Se nos tornamos abertos a essa possibilidade, permitimos que o nosso pensamento e as nossas atitudes também se renovem. Vamos enxergando as dificuldades pela nossa própria experiência e passamos a nos tornar mais flexíveis diante das dificuldades do outro. Por outro lado, tornamo-nos mais exigentes diante dos desafios porque nos tornamos mais firme, mais confiantes. Percebemos que as situações parecem até mais complicadas, mas o que acontece é que começamos a nos mexer, a tomar algumas decisões, onde outrora éramos acomodados.

A proposta do Programa de Vida Nova nos convida a ser a água mole, que lentamente vai transformando a nossa vida e a de quem está ao nosso redor, moldando os corações enrijecidos pelas dores e pelas fraquezas. Lentamente vamos fazendo a experiência no Jesus Libertador, que vai-nos dando condições para enfrentarmos os sofrimentos e as provações do dia-a-dia.

Deus nos encoraja e nos prepara, e espera em nós a paciência e a humildade. Fala sobre a diferença entre o nosso tempo e o tempo Dele. Nada acontecerá enquanto não estivermos prontos ou enquanto não merecermos, ou ainda enquanto não tivermos dedicado o nosso tempo para as Suas coisas. Nessa preparação Ele nos chama a atenção para o temor e a misericórdia, Ele é Luz e Fonte de Alegria. Mas é preciso ter cuidado para não confundir alegria com conforto, com descanso, nem com satisfação pessoal. A nossa graça vai sendo alcançada à medida que nos debruçamos sobre os preceitos do Pai. Na verdade ela vai se tornando uma consequência das nossas atitudes, no tempo devido.

Aceitar as provações e relutar com alegria é compreender que fomos escolhidos para sermos instrumentos do Amor de Deus. Isso quer dizer que essa energia, esse fogo do Espírito Santo deve passar através de nós e ser transmitida àqueles que estão à nossa volta não como fogo de palha, não como fogo que aquece de dia e quando vem a noite na hora de maior necessidade para o outro, ele se apaga, mas um fogo constante, um coração perseverante, uma presença serena e fervorosa desse amor.

Ao fazermos esta entrega seremos humilhados, ridicularizados, desvalorizados, difamados, e porque amamos, vamos sentindo essa flagelação. Porém, o amor misericordioso do Pai, a confiança na proposta de conversão do Filho e o poder do Espírito Santo vão se consolidando no nosso desejo de sobriedade e fidelidade.

Ouça também o Programa de Rádio “Sobriedade em Cristo” que vai ao ar pela Rádio Arca da Aliança – AM 1260 (todas as segundas-feiras, as 12:30h)
http://www.radios.com.br/aovivo/Radio-Arca-da-Alianca-1260-AM/18403

Acesse o nosso face – Sobriedade Blumenau
https://www.facebook.com/sobriedade.sobriedade

Malena Andrade e Silva – Psicóloga assessora da Pastoral da Sobriedade na Diocese de Blumenau

 

Suas opções de privacidade

Neste painel, você pode expressar algumas preferências relacionadas ao processamento de suas informações pessoais.

Você pode revisar e alterar as escolhas feitas a qualquer momento, basta voltar a neste painel através do link fornecido.

Para negar seu consentimento para as atividades específicas de processamento descritas abaixo, mude os comandos para desativar ou use o botão “Rejeitar todos” e confirme que você deseja salvar suas escolhas.

Suas preferências de consentimento para tecnologias de rastreamento

As opções fornecidas nesta seção permitem que você personalize suas preferências de consentimento para qualquer tecnologia de rastreamento utilizada para as finalidades descritas abaixo. Lembre-se de que negar consentimento para uma determinada finalidade pode tornar as funcionalidades relacionadas indisponíveis.

Necessários / Técnicos
Estes rastreadores são usados para atividades que são estritamente necessárias para operar ou prestar o serviço que você solicitou e, assim, não precisam de sua permissão.

Funcionalidade
Estes rastreadores permitem interações e funcionalidades básicas que permitem que você acesse recursos selecionados de nossos serviços e facilite sua comunicação conosco.

Experiência
Estes rastreadores nos ajudam a melhorar a qualidade de sua experiência de usuário e permitem interações com conteúdo externo, redes e plataformas.

Medição
Estes rastreadores nos ajudam a mensurar o tráfego e analisar seu comportamento, a fim de melhorar nosso serviço.