Palavra: Eclo 2,1-12:
1. “Meu filho, se entrares para o serviço de Deus, permanece firme na justiça e no temor, e prepara a tua alma para a provação;
2. humilha teu coração, espera com paciência, dá ouvidos e acolhe as palavras com sabedoria; não te perturbes no tempo da infelicidade,
3. sofre as demoras de Deus; dedica-te a Deus, espera com paciência, a fim de que no derradeiro momento tua vida se enriqueça.
4. Aceita tudo o que te acontecer. Na dor, permanece firme; na humilhação, tem paciência.
5. Pois é pelo fogo que se experimentam o ouro e a prata, e os homens agradáveis a Deus, pelo caminho da humilhação.
6. Põe tua confiança em Deus e Ele te salvará; orienta bem o teu caminho e espera Nele. Conserva o temor Dele até na velhice.
7. Vós, que temeis o Senhor, esperai em Sua misericórdia, não vos afasteis Dele, para que não caiais;
8. vós que temeis o Senhor, tende confiança Nele, a fim de que não se desvaneça vossa recompensa.
9. Vós, que temeis o Senhor, esperai Nele; sua misericórdia vos será fonte de alegria.
10. Vós, que temeis o Senhor, amai-o, e vossos corações se encherão de luz.
11. Considerai, meus filhos, as gerações humanas: sabei que nenhum daqueles que confiavam no Senhor foi confundido.
12. Pois quem foi abandonado após ter perseverado em Seus mandamentos? Quem é aquele cuja oração foi desprezada?”
Esta Leitura nos convida a desafiarmos a nossa própria vida em nome da opção que hoje fazemos. Buscamos a esperança de uma vida melhor para nós e para nossa família, e por esta razão chegamos até aqui. Através das orações em grupo, pela força que passamos a vivenciar, sentindo que todos estão a nossa volta rezando por uma só causa, vamos fortalecendo o nosso espírito e nos tornando também um continuador desta oração. Somos chamados à mudança pessoal primeiramente, pois se queremos mudar as coisas ao nosso redor temos que começar a dar o primeiro passo.
Se nos tornamos abertos a essa possibilidade, permitimos que o nosso pensamento e as nossas atitudes também se renovem. Vamos enxergando as dificuldades pela nossa própria experiência e passamos a nos tornar mais flexíveis diante das dificuldades do outro. Por outro lado, tornamo-nos mais exigentes diante dos desafios porque nos tornamos mais firme, mais confiantes. Percebemos que as situações parecem até mais complicadas, mas o que acontece é que começamos a nos mexer, a tomar algumas decisões, onde outrora éramos acomodados.
A proposta do Programa de Vida Nova nos convida a ser a água mole, que lentamente vai transformando a nossa vida e a de quem está ao nosso redor, moldando os corações enrijecidos pelas dores e pelas fraquezas. Lentamente vamos fazendo a experiência no Jesus Libertador, que vai-nos dando condições para enfrentarmos os sofrimentos e as provações do dia-a-dia.
Deus nos encoraja e nos prepara, e espera em nós a paciência e a humildade. Fala sobre a diferença entre o nosso tempo e o tempo Dele. Nada acontecerá enquanto não estivermos prontos ou enquanto não merecermos, ou ainda enquanto não tivermos dedicado o nosso tempo para as Suas coisas. Nessa preparação Ele nos chama a atenção para o temor e a misericórdia, Ele é Luz e Fonte de Alegria. Mas é preciso ter cuidado para não confundir alegria com conforto, com descanso, nem com satisfação pessoal. A nossa graça vai sendo alcançada à medida que nos debruçamos sobre os preceitos do Pai. Na verdade ela vai se tornando uma consequência das nossas atitudes, no tempo devido.
Aceitar as provações e relutar com alegria é compreender que fomos escolhidos para sermos instrumentos do Amor de Deus. Isso quer dizer que essa energia, esse fogo do Espírito Santo deve passar através de nós e ser transmitida àqueles que estão à nossa volta não como fogo de palha, não como fogo que aquece de dia e quando vem a noite na hora de maior necessidade para o outro, ele se apaga, mas um fogo constante, um coração perseverante, uma presença serena e fervorosa desse amor.
Ao fazermos esta entrega seremos humilhados, ridicularizados, desvalorizados, difamados, e porque amamos, vamos sentindo essa flagelação. Porém, o amor misericordioso do Pai, a confiança na proposta de conversão do Filho e o poder do Espírito Santo vão se consolidando no nosso desejo de sobriedade e fidelidade.
Ouça também o Programa de Rádio “Sobriedade em Cristo” que vai ao ar pela Rádio Arca da Aliança – AM 1260 (todas as segundas-feiras, as 12:30h)
http://www.radios.com.br/aovivo/Radio-Arca-da-Alianca-1260-AM/18403
Acesse o nosso face – Sobriedade Blumenau
https://www.facebook.com/sobriedade.sobriedade
Malena Andrade e Silva – Psicóloga assessora da Pastoral da Sobriedade na Diocese de Blumenau