LEITURAS
1ª leitura: Ne 8,2-4. 5-6.8-10 = Leram o Livro da Lei de Deus e explicaram o sentido
Salmo Responsorial: Sl 18b = Vossas palavras, Senhor, são espírito e vida!
2ª leitura: 1Cor 12,12-30 = Vós sois o Corpo de Cristo.
Evangelho: Lc 1,1-4; 4,14-21 = Hoje, se cumpriu esta passagem da Escritura
1 – A Palavra de Deus na vida pessoal
Também nós, na vida cristã, somos iluminados pela Palavra divina que fala dentro de nossas cabeças. Sempre chamou minha atenção a atitude de Jesus depois que ele proclamou a profecia de Isaias, na sinagoga. Ouvimos no Evangelho que Jesus fechou o livro. A profecia de Isaias está sendo fechada porque aquilo que foi profetizado por Isaias realiza-se em Jesus. Aquilo que cantávamos no salmo responsorial, que o Mandamento do Senhor é uma luz para nossos olhos, realiza-se com a Palavra de Jesus: torna-se uma luz para os olhos de nossas vidas.
Este é o meu primeiro convite: iluminar nossas vidas colocando dentro de nós a luz da Palavra do Evangelho. É preciso fechar aqueles livros com tantas e tantas profecias, prometendo sucesso, dinheiro, fama, alegrias… para abrir dentro de nossas cabeças, dentro de nossas vidas, o livro do Evangelho com a luz que propõe viver caminhando na estrada de Jesus.
2 – A vida cristã acontece dentro da comunidade
Dizia que estava fazendo o primeiro convite: acender a luz do Evangelho dentro de nós para ouvir a voz de Jesus orientando nossas vidas. Agora, faço o segundo convite: convido você a participar da comunidade. A vida cristã alimenta-se da Palavra e, quanto mais a Palavra for acolhida mais é cultivada comunitariamente, mais dons e carismas produzirá. São Paulo, na 2ª leitura, é muito severo com aqueles que desarticulam a comunidade; quem provoca desunião na comunidade peca, pois impede a ação do Espírito Santo que sempre promove a unidade.
Se todos bebemos do único Espírito de Deus, quem impede a unidade da comunidade não está bebendo do Espírito Santo. Neste momento, que estamos aqui na celebração, a Palavra de Deus fala em nossos pensamentos, ilumina nosso modo de viver. Depois da celebração, na vida cotidiana, somos chamados ao comportamento de quem vive iluminado e se aconselha com a Palavra do Evangelho e trabalha pela unidade da comunidade. A vida cristã alimenta-se com a Palavra do Evangelho e produz fruto partilhando comunitariamente os carismas, os dons que recebemos do Espírito Santo para o bem de todos.