2º PASSO DA SOBRIEDADE CONFIAR: Senhor, cura-me!

Palavra: At 3, 1-10:

1. “Pedro e João iam subindo ao templo para rezar a hora nona.
2. Nisto levavam um homem que era coxo de nascença e que punham todos os dias à porta do templo, chamada Formosa, para que pedisse esmola aos que entravam no templo.
3. Quando ele viu que Pedro e João iam entrando no templo, implorou a eles uma esmola.
4. Pedro fitou nele os olhos, como também João, e disse: Olha para nós.
5. Ele os olhou com atenção esperando receber deles alguma coisa.
6. Pedro, porém disse: Não tenho nem ouro, nem prata, mas o que tenho eu te dou – em nome de Jesus Cristo Nazareno, levanta-te e anda!
7. E tomando-o pela mão direita, levantou-o.
8. Entrou com eles no templo, caminhando, saltando e louvando a Deus.
9. Todo o povo o viu andar e louvar a Deus.
10. Reconheceram ser o mesmo coxo que se sentava para mendigar à porta Formosa do templo, e encheram-se de espanto e pasmo pelo que lhe tinha acontecido.”

O mesmo Deus que foi invocado neste momento acontece ainda entre nós. Ele vê, ouve e conhece a nossa situação de luta, de aflição e de lamento. Este episódio da cura do coxo de nascença nos leva a refletir sobre os milhões de dependentes químicos, familiares e tantos outros como nós que necessitam de ajuda. O aleijado encarna a situação do povo fraco, das pessoas que vivem afundadas em seus vícios, daqueles que se encontram impuros na sua arrogância e de nós mesmos, que julgamos e excluímos, e negamos o nosso servir. O coxo representa um povo que se conforma em mendigar, que se conforma com os restos, que se conforma com a ausência de amor, que sofre com o vazio de Deus.

A riqueza (ouro e prata) não liberta; ao contrário, produz sempre novas formas de submissão e opressão. Podemos também interpretar os dons, os talentos, como riquezas que podem nos levar a corromper se não usarmos de maneira a nos construir enquanto seres humanos, que as utiliza apenas para benefício pessoal, se apropriando de um conhecimento unicamente para si. Fazendo-o levantar e caminhar Pedro e João dão exemplo do poder de quem os deu. Não apenas falam em nome de Jesus, mas acreditam na força deste Nome, personificando a própria Igreja Libertadora, através da qual Jesus Cristo continua vivo e atuante.

Também nós, agentes acolhedores, sóbrios e perseverantes, como Pedro e João, podemos parar, dar atenção, ouvir a necessidade de quem nos chama. Não apenas ver a sua realidade, mas enxergá-la. Propor-lhe, confiante, não uma esmola, mas a Vida em Nome de Jesus. Propor-lhe uma saída radical dessa situação de projeto de morte, enfatizando a Caminhada de Vida Nova. Através da vivência do Programa dos 12 passos nós vamos nos levantar e começaremos a ir em direção à nossa libertação e salvação.

Só os que têm autoridade pelo testemunho de fé é que poderão dizer como Pedro: “olhe para nós”. Confie! Acredite! “não tenho ouro nem prata, mas o que tenho te dou. Em Nome de Jesus Cristo ergue-te.” Isto é o testemunho de apóstolos, agentes promotores da vida. O doente saiu de sua indigência. Olhou com atenção o que lhe foi dito, confiou na mão estendida! Acreditou na proposta, firmou os pés, libertou-se de suas amarras e testemunhou sua cura na comunidade.

Nós também podemos ser curados dos nossos males. Confiemos! Nós, Igreja, somos chamados a estender a mão. Estamos estendendo o nosso coração porque acreditamos que Jesus aplaca as dores e transforma a nossa vida. Não há momento difícil que não possa ser revisto, que não tenha solução, que não encontre na Cruz a resposta, o milagre.

Malena Andrade – Psicóloga assessora da Pastoral da Sobriedade da Diocese de Blumenau

Suas opções de privacidade

Neste painel, você pode expressar algumas preferências relacionadas ao processamento de suas informações pessoais.

Você pode revisar e alterar as escolhas feitas a qualquer momento, basta voltar a neste painel através do link fornecido.

Para negar seu consentimento para as atividades específicas de processamento descritas abaixo, mude os comandos para desativar ou use o botão “Rejeitar todos” e confirme que você deseja salvar suas escolhas.

Suas preferências de consentimento para tecnologias de rastreamento

As opções fornecidas nesta seção permitem que você personalize suas preferências de consentimento para qualquer tecnologia de rastreamento utilizada para as finalidades descritas abaixo. Lembre-se de que negar consentimento para uma determinada finalidade pode tornar as funcionalidades relacionadas indisponíveis.

Necessários / Técnicos
Estes rastreadores são usados para atividades que são estritamente necessárias para operar ou prestar o serviço que você solicitou e, assim, não precisam de sua permissão.

Funcionalidade
Estes rastreadores permitem interações e funcionalidades básicas que permitem que você acesse recursos selecionados de nossos serviços e facilite sua comunicação conosco.

Experiência
Estes rastreadores nos ajudam a melhorar a qualidade de sua experiência de usuário e permitem interações com conteúdo externo, redes e plataformas.

Medição
Estes rastreadores nos ajudam a mensurar o tráfego e analisar seu comportamento, a fim de melhorar nosso serviço.