Nos dias 16 e 17 aconteceu no CAIC Nossa Senhora das Graças em Navegantes o 2º Congresso Diocesano da Renovação Carismática Católica – RCC. Com participação de 180 pessoas, tivemos as pregações: "Do seu interior manarão rios de àgua viva" (Jo 7,37b), com Umberto Sell; "Vinho Novo Para Odres Novos", com Roberto, no sábado pela manhã. À tarde houve o workshop com a divisão por ministérios, onde a coordenação estadual ministrou formação. Encerrou-se com a celebração da Palavra, às 18h30.
No domingo, já no início da manhã, houve a adoração ao Santíssimo Sacramento; em seguida, pregação "Nossa Vocação de Apóstolos da efusão do Espírito Santo" com Adriano; "Apascenta as minhas ovelhas" (Jo 21,17), com Vilma Barth Perreira, coordenadora diocesana. A alegria e a unção do Espírito foram as verdadeiras empreendedoras da participação e organização. Cadastramos também os coordenadores de grupos de oração, por um censo realizado pelos jovens, no horário de almoço, servindo-se ds computadores disponíveis.
A exortação querigmática reflete um reavivar a chama pela fidelidade e obediência. "A vida é dura para quem é mole", foram palavras do testemunho de Umberto Sell. "Devemos renovar os odres para que não se perca o vinho", afirmou também Roberto; e ainda dizia ele: "é necessário também avaliar todo o sofrimento não como difculdade,mas como meio de santificação e crescimento espiritual".
Os workshops foram direcionados para a coragem de submissão integral à vontade de Deus, vivendo os carisma na unidade com a Igreja. Nossa vocação de discípulos conduzidos pelo Espírito requer resgatar, evangelizar, urgentemente a todos sem distinção; apascentando as ovelhas, sem condenação,mas curando as feridas para que, fortalecidos, sejamos cada vez mais instrumentos nas mãos do Senhor Jesus.
Agradecemos a Deus por este evento realizado com a oração e a ação de inúmeras pessoas e por que somos chamados as ser uma faísca acesa para incendiar a nossa Diocese de caridade, esperança e fé.
(Texto: Rosineide M. Bleise)