Páscoa do Senhor, Páscoa dos cristãos. Por Dom Rafael Biernaski
A Celebração da Páscoa é proclamação da aurora de um novo tempo que continua a despontar, como foi o amanhecer radiante daquele “primeiro dia da semana” em que, diante do sepulcro vazio, as mulheres e os discípulos encheram os corações de esperança, pois a vida venceu a morte. Celebremos, pois “este é o dia que o Senhor fez para nós; alegremo-nos e n’Ele exultemos” (Sl 117,24). Cristo ressuscitou, aleluia, aleluia!
Jornal da Diocese, edição de Abril de 2019
Ano XV, edição 203, Abril de 2019 [real3dflipbook id=”46″]
Da sobriedade na oração – São João Clímaco (c. 575-c. 650) monge do Monte Sinai «A escada santa»
Sábado da 3ª Semana da Quaresma – 30 de Março de 2019 – Cor: Roxo Evangelho – Lc 18,9-14 O cobrador de impostos voltou para casa justificado, o outro não. + Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 18,9-14 Naquele tempo: 9 Jesus contou esta parábola para alguns que confiavam na sua própria…
Aos sessenta anos João foi eleito por unanimidade abade geral de todos os eremitas da serra do Monte Sinai. Nesse período ele escreveu muito e o que dele se conserva até hoje é um livro importantíssimo que teve ampla divulgação na Idade Média, “Escada do Paraíso”. Livro que lhe trouxe também o sobrenome Clímaco que, em grego, significa “aquele da escada”: Santo João Clímaco Confessor (579+649), celebrado hoje, 30, roga por todos nós!
O Monte Sinai está historicamente ligado ao cristianismo. Foi o lugar indicado por Deus para entregar a Moisés as tábuas gravadas com os Dez Mandamentos. É uma serra rochosa e árida que, não só pela sua geografia, mas também pelo significado histórico, foi escolhida pelos cristãos que procuravam a solidão da vida eremítica. Já no…