Agosto, MÊS Vocacional

“A vocação brota do coração de Deus” (Papa Francisco) O mês vocacional da Igreja Católica no Brasil é agosto e este ano traz o tema: Seguir Jesus à luz da fé, e como lema: “Sei em quem depositei minha fé” (2Tm 1,12b). Dom Messias dos Reis Silveira, bispo diocesano de Uruaçu, em Goiás, escreveu a…

Cuidar da nossa Diocese. Por Dom Rafael Biernaski

O mês de novembro tem início com a Celebração dos fiéis defuntos: “A vida dos justos está nas mãos de Deus. E eles estão em paz” (Sb 3,1.3). E ao contemplarmos a “multidão em vestes brancas, lavadas no sangue do Cordeiro” (Ap 7,9.14) na Solenidade de Todos os Santos e Santas, celebramos a graça universal salvadora de Deus e os valores do Seu Reino. Também neste mês as Paróquias e Comarcas preparam suas avaliações do ano de 2017, contribuindo para a preparação da 18ª Assembleia Diocesana de Pastoral. Um tempo para avaliar, celebrar e propor ações para o ano que logo terá início.

Reflexão para a Solenidade dos Santos Pedro e Paulo – Padre César Augusto dos Santos SJ – Cidade do Vaticano

Pedro nos confirma na fé e Paulo evangeliza. Estes dois Santos, pilares da Igreja, são celebrados no Brasil este domingo. A Igreja no Brasil celebra, neste domingo, a Solenidade de São Pedro e São Paulo. Quando queremos refletir com calma, sem influência de pessoas ou situações, nos retiramos para um local afastado e silencioso. Queremos…

«Tomou sobre Si as nossas enfermidades e suportou as nossas doenças.» – Concílio Vaticano II Mensagem aos pobres, aos doentes, a todos os que sofrem

Dia 30 de junho de 2018 – Sábado da 12ª semana do Tempo Comum – Cor: Verde  Ano do Laicato, instituído pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, tendo se iniciado no Domingo de Cristo Rei, 26 de novembro de 2017, e estendendo-se até o Domingo de Cristo Rei de 2018. Objetivo: “Como…

Na cabeça do povo já havia, também, contra eles, o fato de recusarem-se a participar do culto aos deuses pagãos. Aproveitando-se do desconhecimento geral sobre a religião, Nero culpou os cristãos e ordenou o massacre de todos eles: Os primeiros mártires da santa Igreja romana (Século I), celebrados hoje, 30, rogai por todos nós!

Certo dia, um pavoroso incêndio reduziu Roma a cinzas. Em 19 de julho de 64, a poderosa capital virou escombros e o imperador Nero, considerado um déspota imoral e louco por alguns historiadores, viu-se acusado de ter sido o causador do sinistro. Para defender-se, acusou os cristãos, fazendo brotar um ódio contra os seguidores da…