Mais de 200 pessoas participaram do encontro para planejar as diretrizes evangelizadoras para 2019
Formação de leigos e leigas e fortalecer a Leitura Orante em todos os espaços pastorais da Diocese de Blumenau foram os desafios lançados na última Assembleia Diocesana, realizada em 2017. Durante todo este ano a Diocese trabalhou para alcançar os objetivos propostos.
A avaliação dos trabalhos foi realizada no dia 29 de setembro, durante a 19ª Assembleia Diocesana na Paróquia São Francisco de Assis, em Blumenau. Mais de 100 pessoas participaram do encontro que reuniu o Bispo Dom Rafael Biernaski, padres, diáconos, seminaristas, religiosos e consagrados, leigos e leigas.
O Diácono Edson De Bortoli, da Diocese de Caçador, proferiu uma palestra que destacou a importância de evangelizar nas pequenas comunidades. Para o diácono, o ideal é setorizar as comunidades da Diocese e formar pequenos grupos para evangelizar.
“Quando você adota este tipo de procedimento e vive esta transformação o resultado é mais eficaz. Isto porque quando você evangeliza para uma grande massa o processo é realizado sem o envolvimento e a realidade de cada comunidade. Nas pequenas comunidades conseguimos falar a linguagem deles dentro da realidade vivida no dia a dia dos cristãos”, explica.
Pequenas comunidades promovem relações mais próximas e acolhedoras, além disso, possibilitam um engajamento mais fecundo na pastoral e no meio em que vivem. Com estas reflexões a Assembleia se dividiu em 10 grupos para decidir quais as urgências pastorais deveriam ser elencadas para 2019.
Após os trabalhos, a Assembleia definiu e o Bispo Diocesano aprovou como urgência para o próximo ano dar continuidade a reflexão e vivência da Palavra de Deus, na perspectiva da Iniciação à Vida Cristã e o caminho das Pequenas Comunidades a partir da Leitura Orante da Palavra. Dom Rafael encerrou o encontro com palavras de encorajamento e confiança para os participantes.
“Vós sois o Sal da Terra e a Luz do Mundo!”
Em novembro deste ano encerra-se o Ano do Laicato, instituído pela CNBB há 12 meses. O período foi de inspiração para os leigos assumirem toda a força do Batismo. Sob a luz do tema: “Cristãos leigos e leigas, sujeitos na ‘Igreja em saída’, a serviço do Reino”, o Ano do Laicato na Diocese de Blumenau foi marcado pela fé e trabalho de homens e mulheres, batizados, mas não ordenados, a maior parte da Igreja, no anúncio do Evangelho.
O Bispo Dom Rafael Biernaski realizou inúmeras missas de envio de missionários e abençoou em diversos momentos os leigos que ajudam a tornar a Diocese de Blumenau uma “Igreja em saída”.
A perseverança e a força desses leigos também foram demonstradas durante a 19ª Assembleia Diocesana. Seus trabalhos apresentados para os representantes da Igreja que lá estavam, assim como, suas vozes foram ouvidas quando o bispo aprovou as urgências para 2019.
Este grupo reúne-se frequentemente para estudar, rezar e conviver; além de representar a diocese em encontros estaduais. Cada comarca pastoral é acompanhada por um membro do grupo diocesano e realiza ações que tem em vista um mais intenso protagonismo leigo na Igreja, nas comunidades, Pastorais e Movimentos Eclesiais.
Dentro das possibilidades de cada um de nós, que o Ano do Laicato continue marcado nos corações e no trabalho desses leigos especiais. Essa beleza de fé, cultivada em nossa realidade e condição de vida, ajudará a Igreja a caminhar e alcançar os objetivos propostos na assembleia, tornando, assim, mais vivas nossas comunidades cristãs/católicas.
“Sem mais, irmãos, despeço-me de vocês! Procurem aperfeiçoar-se, exortem-se mutuamente, tenham um só pensamento, vivam em paz. E o Deus de amor e paz estará com vocês” (2Cor 13, 11)