17 mortos em atentados anticristãos no Quênia. Vaticano: “covardia”

Cidade do Vaticano (Rádio Vaticano, 02/07q2012) – O Vaticano condenou neste domingo como "um fato horrível e muito preocupante" e de uma "covardia inclassificável" os ataques a duas igrejas que deixaram 17 mortos em uma cidade do leste do Quênia, próximo à Somália.

"Os atentados sangrentos no Quênia, na cidade de Garissa, contra duas igrejas cristãs, entre elas a Catedral católica, durante a oração dominical, são um fato horrível e muito preocupante" – declarou o Diretor da Sala de Imprensa, Padre Federico Lombardi.

O sacerdote jesuíta manifestou a sua preocupação com o fato de que os ataques aos cristãos reunidos aos domingos em seus locais de culto parecem ter-se tornado um método considerado particularmente eficaz para os grupos terroristas difundirem o ódio e o medo: “A covardia da violência cometida contra pessoas inocentes reunidas pacificamente em oração é inclassificável” – acrescentou Padre Lombardi.

O Diretor da Sala de Imprensa manifestou sua solidariedade às vítimas e aproveitou para reafirmar e defender com convicção a liberdade religiosa dos cristãos: “Precisamos nos opor aos atos irresponsáveis que alimentam o ódio entre as diversas religiões e agir eficazmente em favor de uma solução duradoura para os problemas dramáticos da Somália, que têm reflexo na região dos ataques” – disse Pe. Lombardi.

Homens armados abriram fogo e lançaram granadas em duas igrejas da cidade de Garissa (leste do Quênia, próximo à Somália), no momento em que os fiéis estavam reunidos para a missa de domingo. Além dos 17 mortos, pelo menos 40 pessoas ficaram feridas e foram hospitalizadas, dez delas em estado grave.

Suas opções de privacidade

Neste painel, você pode expressar algumas preferências relacionadas ao processamento de suas informações pessoais.

Você pode revisar e alterar as escolhas feitas a qualquer momento, basta voltar a neste painel através do link fornecido.

Para negar seu consentimento para as atividades específicas de processamento descritas abaixo, mude os comandos para desativar ou use o botão “Rejeitar todos” e confirme que você deseja salvar suas escolhas.

Suas preferências de consentimento para tecnologias de rastreamento

As opções fornecidas nesta seção permitem que você personalize suas preferências de consentimento para qualquer tecnologia de rastreamento utilizada para as finalidades descritas abaixo. Lembre-se de que negar consentimento para uma determinada finalidade pode tornar as funcionalidades relacionadas indisponíveis.

Necessários / Técnicos
Estes rastreadores são usados para atividades que são estritamente necessárias para operar ou prestar o serviço que você solicitou e, assim, não precisam de sua permissão.

Funcionalidade
Estes rastreadores permitem interações e funcionalidades básicas que permitem que você acesse recursos selecionados de nossos serviços e facilite sua comunicação conosco.

Experiência
Estes rastreadores nos ajudam a melhorar a qualidade de sua experiência de usuário e permitem interações com conteúdo externo, redes e plataformas.

Medição
Estes rastreadores nos ajudam a mensurar o tráfego e analisar seu comportamento, a fim de melhorar nosso serviço.