Possuía grande cultura, era arquivista e poeta, e tinha também gosto pela arqueologia. Ordenou a organização dos arquivos da Igreja, conservando versões fiéis e autênticas dos escritos dos pri­meiros Padres e mandando destruir versões apócrifas e deturpa­das, para que no futuro não pudes­sem ser aproveitadas por hereges: São Dâmaso I, Papa e Confessor (+Roma, 384), celebrado hoje, 11, roga por todos nós!

Natural da cidade lusitana de Guimarães, era irmão de Santa Irene. Possuía grande cultura, era arquivista e poeta, e tinha também gosto pela arqueologia. Ordenou a organização dos arquivos da Igreja, conservando versões fiéis e autênticas dos escritos dos pri­meiros Padres e mandando destruir versões apócrifas e deturpa­das, para que no futuro não pudes­sem ser…